A osteoporose é uma condição de ossos porosos. A reabsorção óssea supera o depósito ósseo. O cálcio eliminado na urina, no suor, nas fezes, é bem maior do que o absorvido da alimentação. A massa óssea torna-se tão depletada que os ossos fraturam-se espontaneamente, muitas vezes, pelos estresses mecânicos do cotidiano, como simplesmente ao sentar-se com mais rapidez, resultar uma fratura de quadril.
A freqüência da ocorrência da osteoporose em mulheres idosas é maior do que nos homens. É que os ossos femininos são mais maciços do que os masculinos. Também nas mulheres, a produção de estrógenos declina bastante na menopausa; no homem idoso, à testosterona diminui muito pouco e gradualmente. Os estrógenos e a testosterona estimulam a atividade dos osteoblastos e a síntese da matriz óssea.
Acredita-se que para as mulheres, talvez mais importante que o tratamento seja a prevenção, com ingestão adequada de cálcio, exercício de levantamento de peso na juventude, podem ser mais benéficos do que suplementos de cálcio, ou outro fármacos, quando ela for mais velha.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário