MENINGITE MENINGOCÓCICA
Na última década a meningite meningocócica tem se revelado no Brasil como forma esporádica, de surtos localizados ou de aglomerados de casos. Não se têm observados epidemias de grandes proporções. No entanto, registrou-se em vários Estados um aumento de casos do sorogrupo C da doença, que podem ser prevenidos por meio de vacinas conjugados.
Mesmo as devidas precauções, não há como prever a ocorrência de grandes epidemias. Existe uma alerta em conjunto da imprensa e da classe médica no sentido de mobilizar a população a buscar a vacina C conjugada, como prevenção, o que terá algum impacto na propagação da bactéria e na ocorrência da doença esporádica ou epidemia.
FONTE: Revista Ciência Hoje-2010
domingo, 23 de maio de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Obesidade Infantil
O alimento materno pode contribuir para evitar a obesidade em crianças. Estudos comprovam que o tempo de amamentação influencia contra a obesidade, sendo que quanto maior o tempo de amamentação maior a proteção contra o risco de desenvolver a obesidade. A lém disso, a proteção contra o excesso de peso infantil é parte da longa lista de benefícios do leite materno. Crianças que mamão tem riscos menores de sofrer doenças respiratórias, infecção urinária e diarréia, apresentando ainda menos chances de desenvolver no futuro diabetes, hipertenção e doenças cardiovasculares.
Referências: Revista ciência hoje; volume 44, n° 259 - mês de maio ano 2009.
Referências: Revista ciência hoje; volume 44, n° 259 - mês de maio ano 2009.
Verbete Desconhecido
Doença de Fahr ou de depósito de cálcio idiopático familiar em base do cérebro. O nome teórico desse mal é carecterizado pelo aparecimento de depósitos de cálcio no interior do do cérebro. Hoje sabemos que esses depósitos se formam ao longo de anos nas regiões basais do cérebro, e podem começar já na primeira década de vida; ainda não se sabe se o acúmulo de cálcio lesiona o cérebro ou se a lesão acontece e o cálcio preenche o espaço; mas uma coisa que já se sabe é que a doença é hereditária. Os sintomas costumam aparecer entre 30 e 50 anos de idade, com o aparecimento de tremores, problemas de locomoção, ataxia e distúrbios pisiquiátricos, como depressão, psicoses e alucinações.
Ovo na Pressão
O ovo que é conhecido como o vilão do colesterol, mostrou o seu lado "mocinho"; ele é bom para baixar a pressão. Pesquisadores da Universidade de Alberta- Canadá, encontraram no ovo proteinas que podem ter efeitos similar aos inibidores de ACE que é a base para medicamentos para tratar a pressão alta. Ela, a ACE é uma enzima-chave que atua no sistema de regulação da pressão arterial. Tanto os ovos cozidos como fritos apresentam as mesmas propriedades.
Referência: Revista ciência hoje, volume 44, n° 259- maio de 2009
Choques Contra Parkinson
Estímulos elétricos ajudaram a tratar sintomas da doença. Uma equipe Internacional da Universidade Duke, implantou eletrodos na medula espinhal de animais em laboratório, o que fez com que os roedores retomassem os movimentos normais. Enquanto a descarga era aplicada, os animais movimentavam-se com mais facilidade. A pesquiza mostrou que a implantação de eletrodos na medula espinhal reduzia ataques em portadores de epilepsia.
O tratamento atual para as fases iniciais da doença de Parkinson é à base de reposição de dopamina, cujo o nível é baixo nos portadores.
Referências:Revista ciência hoje, volume 44, n°259- maio de 2009
O tratamento atual para as fases iniciais da doença de Parkinson é à base de reposição de dopamina, cujo o nível é baixo nos portadores.
Referências:Revista ciência hoje, volume 44, n°259- maio de 2009
Infecção Comum e Câncer
A infecção pode ser um fator desencadeador da leucemia infantil, que é caracterizada por uma produção desordenada de glóbulos brancos imperfeitos na medúla óssea, impedindo a fabricação de glóbulos vermelhos e outros elementos do sangue. O TGF que é produzido no corpo como uma resposta a infecções, pode fazer as células pré-cancerosas se multiplicarem, o que aumenta o risco de a criança desenvolver leucemia.
Fonte: Revista Ciência Hoje; volume 44, n°259 - maio de 2009
Fonte: Revista Ciência Hoje; volume 44, n°259 - maio de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)