Biomedicina

Biomedicina
"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação."

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Amiloidose

A amiloidose é uma sindrome que agrupa processos patológicos diversos, cuja característica comum é o depósito intercelular, que com o acúmulo progressivo de substâncias, induz atrofia e isquemias de células adjacentes.
A amilóide é composta por várias substâncias, como fibrilas, fibrilar, polipeptídeos, que devido ao caráter heterogênio das substâncias amilóides, os amiloidoses tem sido denominadas de beta-amilóides.
As amiloidoses podem ser classificadas como primárias e secundárias. As primárias são as amiloidoses sem causa aparente. As secundárias são aquelas que se seguem à doença crônica como tuberculose, hanseníase, etc.
As consequências das amiloidoses são muito variáveis. Os sintomas variam com a quantidade e o local dos depósitos. As manifestações crônicas mais frequêntes, estão envolvidas no sistema renal, com a proteinúria, levando o indivíduo a ter a síndrome nefrótica. E cardíaca, que pode levar o paciente a arritmias fatais. E as síndromes de má absorção, levando o paciente a problemas gastrointestinal.
Em todas as formas sistêmicas de amiloidoses, a evolução do paciente geralmente é fatal.
O diagnóstico clínico de amiloidose não é fácil e apenas a biópsia mostrando os depósitos hialinos, firma o diagnóstico.

Referências: Livro de Patologia, Robbins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário