Biomedicina

Biomedicina
"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação."

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Necrose X Apoptose

Ambas estão relacionadas a morte celular, mas diferentemente.

*Necrose - Ocorre quando a célula é lesada, com um processo de inflamação. É chamado também de processo pacivo, é a morte celular sem gasto de energia, quem remove a célula já morta, são outras células como macrófagos, atravéz da fagocitose.
A célula pode ter uma lesão reversível, onde ela perde organelas, algumas proteínas, mas se recupera; ou pode ser irreversível, onde ela perde ainda mais organelas, proteínas e outras substâncias, passando a formar mielina no citoplasma, as membranas se rompem liberando lisossomos, este tem enzimas que saindo do citoplasma, desintegra a célula morta. Isto é, dependendo da quantidade de lisossomos, se tiver pouco, não desintegra a célula, acontecendo a chamada heterofagia, que é outra célula que a fagocita; ou pode acontecer ainda a autólise, onde a célula morta se desmancha, ou seja necrose.
Contudo, existe alguns tipos de necrose, que a a célula morre do mesmo jeito, mas por causas diferentes, como a necrose por coagulação, a necrose por liquefação, a necrose lítica, a necrose caseosa, a necrose gamosa, a necrose gordurosa e outars.

*Apoptose - É a morte celular com gasto de energia.
A apoptose é fenômeno espontâneo, como se as cálulas cometecem suicídio, onde sua função não é mais necessária, as células da epiderme por exemplo, estão programadas para morrer em três ou quatro semanas. A apoptose começa com a condensação do núcleo e do citoplasma, diminuindo o volume celular, havendo a fragmentação do núcleo e da célula, com a fagocitose de uma célula vizinha ou por um macrófago.

Referências: Livro de Patologia Processos Gerais- Mário Rubens e Marcello Franco./ Síntese da aula necrose X apoptose, com o Professor Flávio.

Um comentário:

  1. Muito boa esta reportagem.
    me ajudou em uma atividade da faculdade!

    Josemario alves
    (www.sosnoticiasdorn.blogspot.com)
    (www.blogdojosemarioalves.blogspot.com)

    ResponderExcluir