Biomedicina

Biomedicina
"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação."

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Obesidade

Muitas pessoas tem sofrido muito com este problema, tanto porque a doença causa uma série de problemas tanto como circulatórias como cardíacas, estes também sofrem com preconceitos sociais, como apelidos e chingamentos, causando problemas psicológicos ao paciente levando a depressão.
Fatores culturais e socioeconômicos também podem influenciar ou não a obesidade. Um indivíduo que mora por exemplo em um ambiente, ou cidade em que o índice de obesidade é alto, onde as pessoas não se preocupam muito com a saúde, comendo alimentos gordurosos e sem praticar atividades físicas, ela não irá se preocupar muito com o seu peso. Já outro indivíduo morando em lugar onde se preza a boa alimentação com frutas, verduras e legumes e a praticação deatividades físicas, sem dúvidas esse viverá mais e melhor.

MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE É OBESIDADE?

Obesidade é o aumento anormal do peso corporal, devido ao aumento de tecido adiposo decorrente ao excesso de calorias em alimentos.

TIPOS DE OBESIDADE

Existem dois tipos de obesidade, aquela que tem início na infância e dura a vida inteira, esta parece ser geneticamente determinada, também chamada hiperplasia, os adipócitos estão em maior número que o normal, onde a gordura se espalha por todo o corpo. E existe aquela que inicia-se na vida adulta, também chamada hipertrofia, os adipócitos são maiores, onde a gordura se acumula mais no abdomem em homens e no quadril e nádegas em mulheres.
Estas gorduras, levam ainda o paciente a outras consequências , como a osteoartrite nas articulações do quadril, joelho e coluna, onde estas sustentam o peso.

IMC peso/altura ao quadrado

O índice de massa corpórea, pode ser calculado por qualquer pessoa é simples e rápido. Se o índice der abaixo de 20 a pessoa é considerada desnutrida, de 20 à 25 normal, de 26 à 30 acima do peso, de 31 à 35 a pessoa já é considerada obesa.

PORQUE ALGUMAS PESSOAS COMEM TANTO E SÃO TÃO MAGRAS?

Você já deve ter notado isso em algumas pessoas, mulheres ou homens magros, que você pença:"nossa ele(a) deve estar passando fome..." ou "ele(a) deve estar com um fastí muito grande..." Mas não é nada disso, essas pessoas na verdade comem muito, mas não engordam tanto porque algumas pessoas tem o metabolismo mais rápido do que outras com o metabolismo mais lento. Estas pessoas com metabolismo lento, precisam ter uma boa alimentação rica em frutas e verduras e praticar sempre exercícios físicos diários para não se tornar um paciente obeso.

COMO SE TRATA?

O tratamento da obesidade requer muito esforço e dedicação, por isso não é fácil, porém o paciente precisa ter em mente que ele precisa, e sempre praticar exercícios físicos, juntamente com uma boa diéta. Ter sempre em mente auto-estima e saber que você pode, é fundamental para vencer esse desafio!

Referências: Livro de Patologia Processos Gerais/ Programa Viver Com Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário