terça-feira, 30 de março de 2010
HEMOFILIA
Febre Reumática
sábado, 27 de março de 2010
CROMOSSOMO 21
Pacientes com Síndrome de Down têm menos risco de desenvolver câncer, por possuírem cópias tumores de genes que impedem o crescimento dos tumores.
Os genes que são conhecidos por DSCR1 e podem interromper o crescimento de vasos sanguíneos que alimentamos tumores cancerígenos.
Os cientistas injetaram células cancerígenas pulmonares e de pele em duas classes de ratos: ratos normais, e ratos que chamaram de Ts65Dn, com três cópias de vários dos genes do cromossomo 21. Resultado: os ratos Ts65Dn apresentaram 50% menos tumores do que os ratos normais.
Com esta pesquisa, os cientistas acreditam numa nova conquista contra o câncer.
Fonte: Revista CIÊNCIA & VIDA-Psique
Diabético - Alzheimer
Tratamento usado em pacientes diabéticos pode ser eficaz contra mal de Alzheimer.
A insulina pode ajudar a proteger células do cérebro importante para à função da memória. Os efeitos da insulina em proteínas ADDLs que se acumulam em pacientes com Alzheimer causando danos as células foram significativas nesses testes.
Quando expostas às proteínas ADDLs, as células ficaram bem mais suscetíveis a danos, o que se constata que a insulina conseguiu bloquear a ação da proteína.
Os cientistas realizaram os estudos em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
Fonte: Revista CIÊNCIA & VIDA- Psique.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Arritmias
Anemia Falciforme
sexta-feira, 19 de março de 2010
RETINOPLASTOMA
No Brasil e em muitos outros países, a incidência gira em volta de 1caso a cada 20 mil crianças nascidas vivas por ano.
O retinoplastoma em 40% dos casos é hereditário, e o restante 60%, esporádico. Se for bilateral e familiar, 100% dos casos são hereditários; e se bilateral e esporádico, 50% são hereditários.
Inicialmente é assintomático, mas depois a criança sente dor devido ao aumento do tumor. È conhecido o sinal com o nome ‘olho de gato amaurótico’, isto é, apresenta pupila dilatada, reflexo branco e olho sem visão.
O tratamento nos retinoplastomas bilaterais é realizado com laser e quimioterapia. Nos unilaterais indica-se a retirada do globo ocular (enucleação). Mas tristemente, em ambos os casos há perda da visão.
Fonte de pesquisa: Revista Seleções Reader’s Digest
Tomar refrigerantes é uma delícia, principalmente com esse calor que faz aqui na nossa TERRINHA! Mas todo cuidado é pouco na dose ingerida diariamente, pois 74g de frutose por dia, quantidade correspondente por dia a dois refrigerantes e meio por adultos, têm probabilidade 36% maior de desenvolver hipertensão, além de aumentar o risco de diabete e problemas dentários; Sem falar que os refrigerantes diet em estudo realizado em mulheres que ingeriam esse mesmo volume de refrigerantes (diet) por dia, tinham o dobro de risco de declínio da função renal, o que pode causar danos irreparáveis aos rins.( Escola de Medicina de Harvard )
Fonte de pesquisa: Revista Seleções Reader’s Digest
sexta-feira, 12 de março de 2010
Reníte Alérgica
Em regiões do Sul e Suldeste, os sintomas nasais são mais elevados em meses mais frios, aquí no Nordeste não apresenta diferenças significativas.
As pessoas que estão em maior possibilidade de desenvolver doenças respiratórias, são: crianças com base sócio-econômica inferior, ter antecedentes de doenças respiratórias, morar em ambiente urbano e outars causas.
Para que essa doença respiratória, não venha a se desenvolver é preciso modificar o ambiente, deixando o quarto arejado, evitar espanadores que espalham o pó pela casa, evitar o fumo, ursos de pelúcia, cobertores e lençóis devem ser secados antes de serem utilizados, para evitar ácaros e praticar sempre atividades físicas regulares, para que o paciente tenha o seu fator de proteção.
Os sintomas da renite vai e volta, persistindo durante anos. Os sintomas são: obstrução nasal, espirros, rinorréia, vermelhidão ocular, prurido ccular, prurido nasal e outros.
O período do ano de maior incidência aos sintomas da doença, é entre abril e junho, devido aos tempos mais frios.
Para evitar essa doença é preciso à higienização do quarto, ausência de tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, fumaça, animais domésticos, areia, poeira ,higienização de brinquedos, educação em saúde ambiental e concientização são fundamentais para combater a essas doenças respiratórias.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Raro, de comportamento agressivo, derivado do epitélio anexial de glândulas sebáceas, o carcinoma sebáceo é um tumor maligno que possui disseminação precoce com altas taxas de recidiva, com diversas apresentações clínicas, que dificulta seu diagnóstico, piorando assim o prognóstico.
O carcinoma sebáceo corresponde a menos de 1% das neoplasias da pele. É classificado em ocular e extra-ocular, sendo que 75% atinge a região ocular.
São desconhecidos os fatores que predispõem ao surgimento do carcinoma sebáceo com alguns casos associados à Síndrome de Muir-Torre. A Síndrome de Muir-Torre possui como critérios de diagnósticos: adenoma sebáceo, epitelioma sebáceo ou adenocarcinoma sebáceo e neoplasia em uma víscera, principalmente as que se originam do trato digestivo e trato genitourinário.
Um dos fatores mais significativos de prognósticos é o tempo que transcorre entre a lesão e o tratamento.Períodos de um a seis meses implicam mortalidade de 14%, aumentando para 38% nos casos com evolução superior a seis meses. Os carcinomas sebáceos extra-oculares são os que apresentam melhor prognóstico, com menor risco de recidiva e metástases.
Alguns trabalhos relacionam o tumor com o uso de diuréticos tiazídicos.
As glândulas sebáceas presentes em todo o organismo, têm sua maior concentração na face e no pescoço.
A maior incidência ocorre em pacientes na faixa dos 70 anos de idade, assim como no sexo feminino.
É necessário um diagnóstico dermatológico precoce, já que a doença está relacionada ao tempo de sua evolução, assim como uma investigação que venha excluir neoplasias sistêmicas, tendo em vista a sua associação com a Síndrome de Muir-Torre, e controle oncológico por tratar-se de um tumor agressivo e recidivante.
Os bebês nascidos de mães fumantes apresentam ao nascer baixo peso, e o que é pior, podem estas crianças ter tendência à Síndrome da Morte Súbita do Lactente.
Há uma alta incidência de abortamentos espontâneos, partos prematuros, anormalidades placentárias devido a exposição à nicotina durante os meses de gestação.
Assim, tanto as grávidas que fumam freqüentemente durante a gravidez, como as que ficam expostas à fumaça do tabaco no ambiente , fumantes ditas passivas (inalação passiva de fumaça), sofrem os efeitos deletérios do tabagismo.
A exposição à fumaça de tabaco ambiental é uma relevante preocupação de saúde pública.
Quem ama não fuma!
Senescência replicativa é a capacidade das células de não mais se dividirem, pois todas as células normais têm capacidade limitada de replicação, a quem o envelhecimento celular está associado.
As células de pessoas idosas têm sua capacidade de replicação mais limitada do que as células de crianças que têm a capacidade de sofrer mais ciclos de replicação.
A senescência replicativa é um mecanismo inerente a replicação incompleta e o encurtamento progressivo dos telômeros.
Nas células somáticas normais a telomerase está inativa e os telômeros com o aumento de divisões celulares, vão progressivamente se encurtando.
A telomerase no entanto, está essencialmente ativa nas células germinativas, estabilizando o comprimento dos telômeros, e é reativada nas células cancerosas. Estas não morrem e vão se proliferando.
Fonte de pesquisa: ROBBINS PATOLOGIA BÁSICA.
Saúde do Trabalhador
Os profissionais de saúde além dos cuidados inerentes ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), devem ficar atentos a outras medidas de segurança necessárias como meio de garantir sua qualidade de vida.
A vacina é uma forma preventiva de garantia de saúde para esses profissionais por serem mais vulneráveis a situações de riscos.
Um estudo realizado no setor de clínica médica de um hospital militar do Rio de Janeiro, com amostra composta de 11 enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem e 19 auxiliares de enfermagem, mostraram que um número reduzido porém significativo da equipe de enfermagem que possuía o esquema vacinal anti-hepatite B incompleto, indicaram falta de tempo e desconhecimento do número de doses como motivo da não complementação do esquema de vacina.
Verificou-se a importância desses profissionais adquirirem imunidade ao vírus da hepatite B através da vacina anti-hepatite B e não pelo contato com o portador do vírus, pois assim o mesmo poderia ter ficado protegido da hepatite B através do contato direto e desenvolver imunidade contra a doença, como através desse contato não conseguir ficar imune e adquirir a hepatite B.
Constatou-se que o risco de um profissional de saúde se contaminar com o vírus da hepatite B, é 100 vezes maior que o risco do soroconversão pelo HIV e 10 vezes maior do que o risco para o vírus da hepatite C.
Fonte de pesquisa: Arquivos Brasileiros de Medicina Naval.
terça-feira, 9 de março de 2010
SAÚDE DO TRABALHADOR
sexta-feira, 5 de março de 2010
Infarto Agudo do Miocárdio
Antigamente, penssava-se que afetava apenas idosos, mas hoje como o nível de consumo por comidas gordurosas, bebidas alcóolicas e o sedentarismo tem aumentado muito, jovens e adultos entram nesse risco.
POR QUE ISSO ACONTECE?
Isso acontece devido a obstrução do fluxo sanguineo na artéria coronária do coração, não conseguindo fazer o seu trajeto normalmente, não levando o sangue rico em 02 para tecidos. O pacinte poderá apresentar, dor no peito erradiando para o braço, suor frio, palidez, dor de cabeça, náuseas, tonturas e desmaios.
O tratamento deve ser feito rapidamente, no sentido de desobistruir as artériascoronárias e evitar a morte do músculo cardíaco.
O diagnóstico pode ser feito por um eletrocardiograma, ou por exame de sangue, onde será constatados enzimas que só são comuns no coração, estando elas na corrente sanguínea, significa que o paciente teve um episódio de infarto.
Referências: Livro de Patologia Geral.
Calcificações
Quando nos alimentamos de cálcio, esse será absorvido no intestino, que irá para o plasma e vai ter uma reabsorção óssea. Se estiver em muita quantidade será excretado na urina ou nas fezes, ou pode ainda do plasma ir para tecidos não-esteóides, podendo ser uma calcificação metastática (sadia) ou distrófica (lesada).
Nos nossos óssos, nós temos 99% de cálcio, dentro das células (mitocondrias e retículo endoplasmático)temos 0,9%, no interticial temos uma quantidade mínima de 0,075% e no plasma menos ainda,temos 0,025%.
Uma desrregulação nessas quantidades, pode levar um indivíduo a ter calcificaçãoes.
A calcificação patológica constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares. Essas alterações induzem ha uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais emlocais onde não é comum a sua deposição. Logo, existem vários tipos de calcificações, onde podemos citar: a calcificação distrófia, que causa lesão no tecido, a calcificação metastática, causando a hipercalcemia, a iatrogênica que causa dano e lesão, além de outras.
Refeências: Livro de Patologia Geral / Síntese da aula de Calcificação, do Professor Flávio.
Rigor Mortis
Os músculos estando em Rigor Mortis, tornam-se duros e contrídos, não exercendo mais movimentos.
O rigor mortis começa a aparecer cerca de 2 à 3h após a mortede um indivíduo e progrede até a 12°h, iniciando-se pela cabeça, seguindo pela região cervical, tronco e membros.
A rigidez cadavérica é decorrente da depleção do ATP, com a consequente formação de pontes entre os filamentos de actina e miosina, com isto se estabelece um estado de contração da fibra muscular e o encurtamento do músculo; com o passar do tempo o PH atinge nível de 5.0 - 5.5, que promove a glicólise, indicando o fim da rigidez cadavérica e iniciando os fenômenos putrefativos.
A idade é um fator que influenciam o rigor mortis desaparecendo rapidamente nos recém-nascidos e fetos, aparecem precocemente nos velhos e em indivíduos fortes, é imediata e duradoura, também o rigor mortis também é imediata em exercícios involuntários como as convulsões.
Temperatura ao extremo 0°C e 70°C, determinam rigidez instantânea, pois temperaturas frias aceleram o rigor mortis bloqueando a putrefação, preservando estruturas do organismo para estudo.
Referência: Livro de Patologia Geral
terça-feira, 2 de março de 2010
TUMOR CEREBRAL
O uso do AGL reduziu em 32% da quantidade de enzimas que degrada as substâncias entre as células.
FONTE: CIÊNCIA & VIDA
Psique