Biomedicina

Biomedicina
"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação."

quinta-feira, 11 de março de 2010

CARCINOMA SEBÁCEO
Raro, de comportamento agressivo, derivado do epitélio anexial de glândulas sebáceas, o carcinoma sebáceo é um tumor maligno que possui disseminação precoce com altas taxas de recidiva, com diversas apresentações clínicas, que dificulta seu diagnóstico, piorando assim o prognóstico.
O carcinoma sebáceo corresponde a menos de 1% das neoplasias da pele. É classificado em ocular e extra-ocular, sendo que 75% atinge a região ocular.
São desconhecidos os fatores que predispõem ao surgimento do carcinoma sebáceo com alguns casos associados à Síndrome de Muir-Torre. A Síndrome de Muir-Torre possui como critérios de diagnósticos: adenoma sebáceo, epitelioma sebáceo ou adenocarcinoma sebáceo e neoplasia em uma víscera, principalmente as que se originam do trato digestivo e trato genitourinário.
Um dos fatores mais significativos de prognósticos é o tempo que transcorre entre a lesão e o tratamento.Períodos de um a seis meses implicam mortalidade de 14%, aumentando para 38% nos casos com evolução superior a seis meses. Os carcinomas sebáceos extra-oculares são os que apresentam melhor prognóstico, com menor risco de recidiva e metástases.
Alguns trabalhos relacionam o tumor com o uso de diuréticos tiazídicos.
As glândulas sebáceas presentes em todo o organismo, têm sua maior concentração na face e no pescoço.
A maior incidência ocorre em pacientes na faixa dos 70 anos de idade, assim como no sexo feminino.
É necessário um diagnóstico dermatológico precoce, já que a doença está relacionada ao tempo de sua evolução, assim como uma investigação que venha excluir neoplasias sistêmicas, tendo em vista a sua associação com a Síndrome de Muir-Torre, e controle oncológico por tratar-se de um tumor agressivo e recidivante.

3 comentários:

  1. Boa noite.
    Há alguns anos atrás tive um cisto sebáceo na area entre a sobrancelha e o olho direito. Fui em vários médicos que me diziam ter que esperar o desenvolvimento do mesmo. Isso durou uns oito anos. E então ele começo a se manifestar, eu tinha muitas dores de cabeça e isso fazia com que ele ficasse dolorido e durante as crises de dor de cabeça eu podia sentir ele pulsando, como se o sangue estivesse passando por ali. Bom ele foi retirado cirurgicamente. Fiquei horas na mesa de operação, o médico dissse que ele estava muito enraizado, por isso tanto tempo na mesa cirurgica.(o motivo foi o tempo que esperamos para retirá-lo). Ele também comentou que o problema (digamos assim) poderia voltar. Bem essa cirurgia ocorreu tem uns 15 anos. O que está me deixando preocupada é que essa semana tive uma enxaqueca muito forte. E durante ela observei um carocinho acima de minha sobrancelha direita e que doía ao ser tocado. Fiquei preocupada, pois pode ser o bandico retornando. E agora pesquisando na internet encontrei este blog e esse nome que assusta. Carcinoma sebáceo. Pretendo consultar um médico o mais rápido possível. Mas tenho medo de novamente não levarem a sério o problema e sofrer novamente ou se tornar algo mais sério.
    Se vocês puderem me orientar eu agradeceria.
    Meu email; liep9094@gmail.com
    Meu nome: Loise
    Agradeço a atenção desde já.
    Aguardo contato.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estou muito preocupada tenho um cisto cebácio no colo. Pela segunda vez ele inflamou demais. Até estourar e vazar.. Antes disso tomei bastante sol sem proteção. Alguns dias notei uma mancha ao dele.. uma manchinha com um certo relevo. Será que pode ser um cancer de pele? Alguem pode me ajudar.. estou muitou preocupada.. obs. O cisto continua vazando a noite.. obrigado..

    ResponderExcluir
  3. Estou no blog Sites há algum tempo e hoje senti que deveria compartilhar minha história porque também era vítima. Eu tinha HIV por 6 anos e nunca pensei que fosse obter uma cura que eu tinha, e isso tornou impossível para mim me casar com o homem com quem eu deveria me casar, mesmo depois de 2 anos de relacionamento, ele terminou comigo quando ele descobre que eu era HIV positivo. Então, eu conheci o Dr. Itua no Blog Site que tratou alguém e a pessoa compartilhou uma história de como ela foi curada e deixou seus dados de contato. Entrei em contato com o Dr. Itua e ele realmente confirmou e decidi tentar. também e usar seu remédio herbal que foi assim que meu fardo terminou completamente. Meu filho completará 2 anos em breve e sou grato a Deus e também grato a seu remédio. Dr. Itua também pode curar a doença a seguir ... Doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer de pulmão, câncer de mama, colo -Câncer retal, câncer de sangue, câncer de próstata, siva. Mutação fatal de Leiden do fator V da insônia familiar, epilepsia Doença de Dupuytren, tumor desmoplásico de pequenas células redondas Diabetes, doença celíaca, doença de Creutzfeldt-Jakob, angiopatia amilóide cerebral, ataxia, artrite Escoliose lateral, fibromialgia, toxicidade de fluoroquinolona
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresEsclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Astma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, DPOC, Glaucoma.
    Demência. Lúpus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Hipertensão, Câncer colo-retal, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer renal, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Fibróide, Tire seu Ex De volta, se você tiver (A basta entrar em contato com ele pelo e-mail drituaherbalcenter@gmail.com ou WhatsApp. + 2348149277967) Ele também pode aconselhá-lo sobre como lidar com alguns problemas conjugais. Ele é um bom homem. Ou envie-me uma mensagem de texto para + 1-502-2334-479 para obter mais explicações.

    ResponderExcluir