Biomedicina

Biomedicina
"Conhecimento não é acúmulo de informação, mas sim competência para ação."

sexta-feira, 12 de março de 2010

Reníte Alérgica


É uma doença respiratória que causa inflamação na cavidade nasal, podendo ser sazonal (em determinado período do ano, como por exemplo sensibilização a pólen. Pode ser ainda perene, que é durante todo o ano; e ocupacional, presente no ambiente de trabalho.
Em regiões do Sul e Suldeste, os sintomas nasais são mais elevados em meses mais frios, aquí no Nordeste não apresenta diferenças significativas.
As pessoas que estão em maior possibilidade de desenvolver doenças respiratórias, são: crianças com base sócio-econômica inferior, ter antecedentes de doenças respiratórias, morar em ambiente urbano e outars causas.
Para que essa doença respiratória, não venha a se desenvolver é preciso modificar o ambiente, deixando o quarto arejado, evitar espanadores que espalham o pó pela casa, evitar o fumo, ursos de pelúcia, cobertores e lençóis devem ser secados antes de serem utilizados, para evitar ácaros e praticar sempre atividades físicas regulares, para que o paciente tenha o seu fator de proteção.
Os sintomas da renite vai e volta, persistindo durante anos. Os sintomas são: obstrução nasal, espirros, rinorréia, vermelhidão ocular, prurido ccular, prurido nasal e outros.
O período do ano de maior incidência aos sintomas da doença, é entre abril e junho, devido aos tempos mais frios.
Para evitar essa doença é preciso à higienização do quarto, ausência de tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, fumaça, animais domésticos, areia, poeira ,higienização de brinquedos, educação em saúde ambiental e concientização são fundamentais para combater a essas doenças respiratórias.


Referência: I Sim´pósito de Saúde Ambiental, com o Professor: Edigê.

Um comentário:

  1. Legal comentar sobre a higiene como forma de combate à rinite alérgica. Continuem assim em mostrar detalhes que fazem a diferença.

    ResponderExcluir