Significa rigidez cadavérica.
Os músculos estando em Rigor Mortis, tornam-se duros e contrídos, não exercendo mais movimentos.
O rigor mortis começa a aparecer cerca de 2 à 3h após a mortede um indivíduo e progrede até a 12°h, iniciando-se pela cabeça, seguindo pela região cervical, tronco e membros.
A rigidez cadavérica é decorrente da depleção do ATP, com a consequente formação de pontes entre os filamentos de actina e miosina, com isto se estabelece um estado de contração da fibra muscular e o encurtamento do músculo; com o passar do tempo o PH atinge nível de 5.0 - 5.5, que promove a glicólise, indicando o fim da rigidez cadavérica e iniciando os fenômenos putrefativos.
A idade é um fator que influenciam o rigor mortis desaparecendo rapidamente nos recém-nascidos e fetos, aparecem precocemente nos velhos e em indivíduos fortes, é imediata e duradoura, também o rigor mortis também é imediata em exercícios involuntários como as convulsões.
Temperatura ao extremo 0°C e 70°C, determinam rigidez instantânea, pois temperaturas frias aceleram o rigor mortis bloqueando a putrefação, preservando estruturas do organismo para estudo.
Referência: Livro de Patologia Geral
sexta-feira, 5 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário