quinta-feira, 3 de junho de 2010
domingo, 23 de maio de 2010
Meningite meningocócica
Na última década a meningite meningocócica tem se revelado no Brasil como forma esporádica, de surtos localizados ou de aglomerados de casos. Não se têm observados epidemias de grandes proporções. No entanto, registrou-se em vários Estados um aumento de casos do sorogrupo C da doença, que podem ser prevenidos por meio de vacinas conjugados.
Mesmo as devidas precauções, não há como prever a ocorrência de grandes epidemias. Existe uma alerta em conjunto da imprensa e da classe médica no sentido de mobilizar a população a buscar a vacina C conjugada, como prevenção, o que terá algum impacto na propagação da bactéria e na ocorrência da doença esporádica ou epidemia.
FONTE: Revista Ciência Hoje-2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Obesidade Infantil
Referências: Revista ciência hoje; volume 44, n° 259 - mês de maio ano 2009.
Verbete Desconhecido
Ovo na Pressão
O ovo que é conhecido como o vilão do colesterol, mostrou o seu lado "mocinho"; ele é bom para baixar a pressão. Pesquisadores da Universidade de Alberta- Canadá, encontraram no ovo proteinas que podem ter efeitos similar aos inibidores de ACE que é a base para medicamentos para tratar a pressão alta. Ela, a ACE é uma enzima-chave que atua no sistema de regulação da pressão arterial. Tanto os ovos cozidos como fritos apresentam as mesmas propriedades.
Referência: Revista ciência hoje, volume 44, n° 259- maio de 2009
Choques Contra Parkinson
O tratamento atual para as fases iniciais da doença de Parkinson é à base de reposição de dopamina, cujo o nível é baixo nos portadores.
Referências:Revista ciência hoje, volume 44, n°259- maio de 2009
Infecção Comum e Câncer
Fonte: Revista Ciência Hoje; volume 44, n°259 - maio de 2009
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Sardas
São manchas que surgem na pele, pela exposição excessiva ao sol. Acomete em geral as pessoas de pele clara. É provocada pelo sol, que estimula as células que produzem melanina (melanócitos), formando assim uma quantidade maior de melanina, como se fosse um tipo de proteção. As causas são: excesso de sol, hereditariedade, pele clara e alterações hormonais.
É recomendável evitar exposição excessiva ao sol, usar protetor solar e procurar orientação médica.
Referências: Livro de Medicina Natural
Nanismo
O nanismo é uma doença que impede que a pessoa cresça e se desnvolva normalmente. Ela pode ser acondroplásico, ou seja, hereditário, ou provocado por distúrbios de hormônio do crescimento na infância. O nanismo pode ser causado ainda por uma insuficiência da glândula da tireoide.
É recomendável que a criança receba acompanhamento médico desde os primeiros meses de vida, para que se possa obter um diagnóstico precoce.
Referência: Livro de Medicina Natural
Hipoparatireoidismo
O hipoparatireoidismo pode ser genético ou aparecer após a remoção cirúrgica da glândula paratireoide. A doença também está associada a problemas em outras glândulas endócrinas. É possivel prevenir o hipoparatireodismo com uma alimentação rica em vitamina D.
Referência: Livro Medicina Natural
Hipoglicemia
Geralmente a hipoglicemia ocorre em diabéticos que fazem uso excessivo de medicamentos e entre pessoas que se alimentam pouco ou fora do horário normal, ou ainda que se exercitam demais.
Para evitar essa doença é recomendável fazer a dosagem da glicemia. A pessoa pode aplacar os sintomas repousando e comendo algum alimento doce, fazendo uma dieta adequada e fracionada.
Referência: Livro de Medicina Natural
Hipertireoidismo
Esses hormônios estimulam o trabalho de todas as células do corpo, e quando estão em quantidade exagerada, levam a uma superatividade do organismo. Assim, a pessoa se torna muito agitada, fica com os olhos arregalados e fala muito rapidamente e sem parar. Ela também sofre com instabilidade emocional, intolerancia ao calor, perturbações do sono e até perda de peso.
A glândula tireóide precisa de iodo para funcionar, e quando trabalha em excesso, consome toda essa substância presente no organismo.
Essa falta de iodo pode provocar o aparecimento de bócio ou papeira na região do pescoço.
O hipertireoidismo pode ser causado por fatores genéticos, problemas de inflamaçõese infecções. Ao se perceber alguns dos sintomas descritos acima, ainda que de forma isolada ou branda, é preciso procurar orientação médica.
Referência:Livro de Medicina Natural
Angina ( dor no peito)
A angina ( dor no peito) normalmente é progressiva. No início a dor surge depois de um esforço físico ou estresse. Depois ela passa a ser mais frequente e começa a ocorrer também em repouso.
Existe uma tendência familiar à doença coronariana, mas controlando os fatores de risco é possível evitar danos maiores ao coração.
Deve-se saber que estas pessoas devem evitar o fumo, obesidade, alimentos gordurosos e fazer sempre exercícios físicos.
Referência: Livro de Medicina Natural.
Ta aí (Machinha de Carnaval)
TA-HÍ Composição de Joubert de Carvalho
PARÓDIA
Taí
Eu fiz tudo pra você se prevenir
Mas você não quis me dar ouvido não
E o cigarro, o cigarro
Deu-lhe um câncer no pulmão
Essa mania de não se cuidar
Sempre comer o que na telha dá
Pode a célula desordenar
E sair crescendo pra todo lugar
Pode a célula um tumor gerar
E daí pra frente metastasear
Taí
Eu fiz tudo pra você se prevenir
Mas você não quis usar filtro solar
E agora, carcinoma
É quem vai lhe tatuar
Mas a genética é cruel também
Essa, amigo, todo mundo tem
Se teve caso na sua família
Cuidado com a tia, cuidado com a filha
Pois nesse caso não tem esperança
A neoplasia vem na herança
Taí
Vê agora você vai se prevenir
Pois, amigo, se você não se cuidar
Pode crer, pode crer
O CA vai lhe pegar
quinta-feira, 1 de abril de 2010
OSTEOPOROSE
A freqüência da ocorrência da osteoporose em mulheres idosas é maior do que nos homens. É que os ossos femininos são mais maciços do que os masculinos. Também nas mulheres, a produção de estrógenos declina bastante na menopausa; no homem idoso, à testosterona diminui muito pouco e gradualmente. Os estrógenos e a testosterona estimulam a atividade dos osteoblastos e a síntese da matriz óssea.
Acredita-se que para as mulheres, talvez mais importante que o tratamento seja a prevenção, com ingestão adequada de cálcio, exercício de levantamento de peso na juventude, podem ser mais benéficos do que suplementos de cálcio, ou outro fármacos, quando ela for mais velha.
terça-feira, 30 de março de 2010
HEMOFILIA
Febre Reumática
sábado, 27 de março de 2010
CROMOSSOMO 21
Pacientes com Síndrome de Down têm menos risco de desenvolver câncer, por possuírem cópias tumores de genes que impedem o crescimento dos tumores.
Os genes que são conhecidos por DSCR1 e podem interromper o crescimento de vasos sanguíneos que alimentamos tumores cancerígenos.
Os cientistas injetaram células cancerígenas pulmonares e de pele em duas classes de ratos: ratos normais, e ratos que chamaram de Ts65Dn, com três cópias de vários dos genes do cromossomo 21. Resultado: os ratos Ts65Dn apresentaram 50% menos tumores do que os ratos normais.
Com esta pesquisa, os cientistas acreditam numa nova conquista contra o câncer.
Fonte: Revista CIÊNCIA & VIDA-Psique
Diabético - Alzheimer
Tratamento usado em pacientes diabéticos pode ser eficaz contra mal de Alzheimer.
A insulina pode ajudar a proteger células do cérebro importante para à função da memória. Os efeitos da insulina em proteínas ADDLs que se acumulam em pacientes com Alzheimer causando danos as células foram significativas nesses testes.
Quando expostas às proteínas ADDLs, as células ficaram bem mais suscetíveis a danos, o que se constata que a insulina conseguiu bloquear a ação da proteína.
Os cientistas realizaram os estudos em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
Fonte: Revista CIÊNCIA & VIDA- Psique.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Arritmias
Anemia Falciforme
sexta-feira, 19 de março de 2010
RETINOPLASTOMA
No Brasil e em muitos outros países, a incidência gira em volta de 1caso a cada 20 mil crianças nascidas vivas por ano.
O retinoplastoma em 40% dos casos é hereditário, e o restante 60%, esporádico. Se for bilateral e familiar, 100% dos casos são hereditários; e se bilateral e esporádico, 50% são hereditários.
Inicialmente é assintomático, mas depois a criança sente dor devido ao aumento do tumor. È conhecido o sinal com o nome ‘olho de gato amaurótico’, isto é, apresenta pupila dilatada, reflexo branco e olho sem visão.
O tratamento nos retinoplastomas bilaterais é realizado com laser e quimioterapia. Nos unilaterais indica-se a retirada do globo ocular (enucleação). Mas tristemente, em ambos os casos há perda da visão.
Fonte de pesquisa: Revista Seleções Reader’s Digest
Tomar refrigerantes é uma delícia, principalmente com esse calor que faz aqui na nossa TERRINHA! Mas todo cuidado é pouco na dose ingerida diariamente, pois 74g de frutose por dia, quantidade correspondente por dia a dois refrigerantes e meio por adultos, têm probabilidade 36% maior de desenvolver hipertensão, além de aumentar o risco de diabete e problemas dentários; Sem falar que os refrigerantes diet em estudo realizado em mulheres que ingeriam esse mesmo volume de refrigerantes (diet) por dia, tinham o dobro de risco de declínio da função renal, o que pode causar danos irreparáveis aos rins.( Escola de Medicina de Harvard )
Fonte de pesquisa: Revista Seleções Reader’s Digest
sexta-feira, 12 de março de 2010
Reníte Alérgica
Em regiões do Sul e Suldeste, os sintomas nasais são mais elevados em meses mais frios, aquí no Nordeste não apresenta diferenças significativas.
As pessoas que estão em maior possibilidade de desenvolver doenças respiratórias, são: crianças com base sócio-econômica inferior, ter antecedentes de doenças respiratórias, morar em ambiente urbano e outars causas.
Para que essa doença respiratória, não venha a se desenvolver é preciso modificar o ambiente, deixando o quarto arejado, evitar espanadores que espalham o pó pela casa, evitar o fumo, ursos de pelúcia, cobertores e lençóis devem ser secados antes de serem utilizados, para evitar ácaros e praticar sempre atividades físicas regulares, para que o paciente tenha o seu fator de proteção.
Os sintomas da renite vai e volta, persistindo durante anos. Os sintomas são: obstrução nasal, espirros, rinorréia, vermelhidão ocular, prurido ccular, prurido nasal e outros.
O período do ano de maior incidência aos sintomas da doença, é entre abril e junho, devido aos tempos mais frios.
Para evitar essa doença é preciso à higienização do quarto, ausência de tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, fumaça, animais domésticos, areia, poeira ,higienização de brinquedos, educação em saúde ambiental e concientização são fundamentais para combater a essas doenças respiratórias.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Raro, de comportamento agressivo, derivado do epitélio anexial de glândulas sebáceas, o carcinoma sebáceo é um tumor maligno que possui disseminação precoce com altas taxas de recidiva, com diversas apresentações clínicas, que dificulta seu diagnóstico, piorando assim o prognóstico.
O carcinoma sebáceo corresponde a menos de 1% das neoplasias da pele. É classificado em ocular e extra-ocular, sendo que 75% atinge a região ocular.
São desconhecidos os fatores que predispõem ao surgimento do carcinoma sebáceo com alguns casos associados à Síndrome de Muir-Torre. A Síndrome de Muir-Torre possui como critérios de diagnósticos: adenoma sebáceo, epitelioma sebáceo ou adenocarcinoma sebáceo e neoplasia em uma víscera, principalmente as que se originam do trato digestivo e trato genitourinário.
Um dos fatores mais significativos de prognósticos é o tempo que transcorre entre a lesão e o tratamento.Períodos de um a seis meses implicam mortalidade de 14%, aumentando para 38% nos casos com evolução superior a seis meses. Os carcinomas sebáceos extra-oculares são os que apresentam melhor prognóstico, com menor risco de recidiva e metástases.
Alguns trabalhos relacionam o tumor com o uso de diuréticos tiazídicos.
As glândulas sebáceas presentes em todo o organismo, têm sua maior concentração na face e no pescoço.
A maior incidência ocorre em pacientes na faixa dos 70 anos de idade, assim como no sexo feminino.
É necessário um diagnóstico dermatológico precoce, já que a doença está relacionada ao tempo de sua evolução, assim como uma investigação que venha excluir neoplasias sistêmicas, tendo em vista a sua associação com a Síndrome de Muir-Torre, e controle oncológico por tratar-se de um tumor agressivo e recidivante.
Os bebês nascidos de mães fumantes apresentam ao nascer baixo peso, e o que é pior, podem estas crianças ter tendência à Síndrome da Morte Súbita do Lactente.
Há uma alta incidência de abortamentos espontâneos, partos prematuros, anormalidades placentárias devido a exposição à nicotina durante os meses de gestação.
Assim, tanto as grávidas que fumam freqüentemente durante a gravidez, como as que ficam expostas à fumaça do tabaco no ambiente , fumantes ditas passivas (inalação passiva de fumaça), sofrem os efeitos deletérios do tabagismo.
A exposição à fumaça de tabaco ambiental é uma relevante preocupação de saúde pública.
Quem ama não fuma!
Senescência replicativa é a capacidade das células de não mais se dividirem, pois todas as células normais têm capacidade limitada de replicação, a quem o envelhecimento celular está associado.
As células de pessoas idosas têm sua capacidade de replicação mais limitada do que as células de crianças que têm a capacidade de sofrer mais ciclos de replicação.
A senescência replicativa é um mecanismo inerente a replicação incompleta e o encurtamento progressivo dos telômeros.
Nas células somáticas normais a telomerase está inativa e os telômeros com o aumento de divisões celulares, vão progressivamente se encurtando.
A telomerase no entanto, está essencialmente ativa nas células germinativas, estabilizando o comprimento dos telômeros, e é reativada nas células cancerosas. Estas não morrem e vão se proliferando.
Fonte de pesquisa: ROBBINS PATOLOGIA BÁSICA.
Saúde do Trabalhador
Os profissionais de saúde além dos cuidados inerentes ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), devem ficar atentos a outras medidas de segurança necessárias como meio de garantir sua qualidade de vida.
A vacina é uma forma preventiva de garantia de saúde para esses profissionais por serem mais vulneráveis a situações de riscos.
Um estudo realizado no setor de clínica médica de um hospital militar do Rio de Janeiro, com amostra composta de 11 enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem e 19 auxiliares de enfermagem, mostraram que um número reduzido porém significativo da equipe de enfermagem que possuía o esquema vacinal anti-hepatite B incompleto, indicaram falta de tempo e desconhecimento do número de doses como motivo da não complementação do esquema de vacina.
Verificou-se a importância desses profissionais adquirirem imunidade ao vírus da hepatite B através da vacina anti-hepatite B e não pelo contato com o portador do vírus, pois assim o mesmo poderia ter ficado protegido da hepatite B através do contato direto e desenvolver imunidade contra a doença, como através desse contato não conseguir ficar imune e adquirir a hepatite B.
Constatou-se que o risco de um profissional de saúde se contaminar com o vírus da hepatite B, é 100 vezes maior que o risco do soroconversão pelo HIV e 10 vezes maior do que o risco para o vírus da hepatite C.
Fonte de pesquisa: Arquivos Brasileiros de Medicina Naval.
terça-feira, 9 de março de 2010
SAÚDE DO TRABALHADOR
sexta-feira, 5 de março de 2010
Infarto Agudo do Miocárdio
Antigamente, penssava-se que afetava apenas idosos, mas hoje como o nível de consumo por comidas gordurosas, bebidas alcóolicas e o sedentarismo tem aumentado muito, jovens e adultos entram nesse risco.
POR QUE ISSO ACONTECE?
Isso acontece devido a obstrução do fluxo sanguineo na artéria coronária do coração, não conseguindo fazer o seu trajeto normalmente, não levando o sangue rico em 02 para tecidos. O pacinte poderá apresentar, dor no peito erradiando para o braço, suor frio, palidez, dor de cabeça, náuseas, tonturas e desmaios.
O tratamento deve ser feito rapidamente, no sentido de desobistruir as artériascoronárias e evitar a morte do músculo cardíaco.
O diagnóstico pode ser feito por um eletrocardiograma, ou por exame de sangue, onde será constatados enzimas que só são comuns no coração, estando elas na corrente sanguínea, significa que o paciente teve um episódio de infarto.
Referências: Livro de Patologia Geral.
Calcificações
Quando nos alimentamos de cálcio, esse será absorvido no intestino, que irá para o plasma e vai ter uma reabsorção óssea. Se estiver em muita quantidade será excretado na urina ou nas fezes, ou pode ainda do plasma ir para tecidos não-esteóides, podendo ser uma calcificação metastática (sadia) ou distrófica (lesada).
Nos nossos óssos, nós temos 99% de cálcio, dentro das células (mitocondrias e retículo endoplasmático)temos 0,9%, no interticial temos uma quantidade mínima de 0,075% e no plasma menos ainda,temos 0,025%.
Uma desrregulação nessas quantidades, pode levar um indivíduo a ter calcificaçãoes.
A calcificação patológica constitui um processo mórbido de origem nas alterações metabólicas celulares. Essas alterações induzem ha uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais emlocais onde não é comum a sua deposição. Logo, existem vários tipos de calcificações, onde podemos citar: a calcificação distrófia, que causa lesão no tecido, a calcificação metastática, causando a hipercalcemia, a iatrogênica que causa dano e lesão, além de outras.
Refeências: Livro de Patologia Geral / Síntese da aula de Calcificação, do Professor Flávio.
Rigor Mortis
Os músculos estando em Rigor Mortis, tornam-se duros e contrídos, não exercendo mais movimentos.
O rigor mortis começa a aparecer cerca de 2 à 3h após a mortede um indivíduo e progrede até a 12°h, iniciando-se pela cabeça, seguindo pela região cervical, tronco e membros.
A rigidez cadavérica é decorrente da depleção do ATP, com a consequente formação de pontes entre os filamentos de actina e miosina, com isto se estabelece um estado de contração da fibra muscular e o encurtamento do músculo; com o passar do tempo o PH atinge nível de 5.0 - 5.5, que promove a glicólise, indicando o fim da rigidez cadavérica e iniciando os fenômenos putrefativos.
A idade é um fator que influenciam o rigor mortis desaparecendo rapidamente nos recém-nascidos e fetos, aparecem precocemente nos velhos e em indivíduos fortes, é imediata e duradoura, também o rigor mortis também é imediata em exercícios involuntários como as convulsões.
Temperatura ao extremo 0°C e 70°C, determinam rigidez instantânea, pois temperaturas frias aceleram o rigor mortis bloqueando a putrefação, preservando estruturas do organismo para estudo.
Referência: Livro de Patologia Geral
terça-feira, 2 de março de 2010
TUMOR CEREBRAL
O uso do AGL reduziu em 32% da quantidade de enzimas que degrada as substâncias entre as células.
FONTE: CIÊNCIA & VIDA
Psique
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Obesidade
Fatores culturais e socioeconômicos também podem influenciar ou não a obesidade. Um indivíduo que mora por exemplo em um ambiente, ou cidade em que o índice de obesidade é alto, onde as pessoas não se preocupam muito com a saúde, comendo alimentos gordurosos e sem praticar atividades físicas, ela não irá se preocupar muito com o seu peso. Já outro indivíduo morando em lugar onde se preza a boa alimentação com frutas, verduras e legumes e a praticação deatividades físicas, sem dúvidas esse viverá mais e melhor.
MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE É OBESIDADE?
Obesidade é o aumento anormal do peso corporal, devido ao aumento de tecido adiposo decorrente ao excesso de calorias em alimentos.
TIPOS DE OBESIDADE
Existem dois tipos de obesidade, aquela que tem início na infância e dura a vida inteira, esta parece ser geneticamente determinada, também chamada hiperplasia, os adipócitos estão em maior número que o normal, onde a gordura se espalha por todo o corpo. E existe aquela que inicia-se na vida adulta, também chamada hipertrofia, os adipócitos são maiores, onde a gordura se acumula mais no abdomem em homens e no quadril e nádegas em mulheres.
Estas gorduras, levam ainda o paciente a outras consequências , como a osteoartrite nas articulações do quadril, joelho e coluna, onde estas sustentam o peso.
IMC peso/altura ao quadrado
O índice de massa corpórea, pode ser calculado por qualquer pessoa é simples e rápido. Se o índice der abaixo de 20 a pessoa é considerada desnutrida, de 20 à 25 normal, de 26 à 30 acima do peso, de 31 à 35 a pessoa já é considerada obesa.
PORQUE ALGUMAS PESSOAS COMEM TANTO E SÃO TÃO MAGRAS?
Você já deve ter notado isso em algumas pessoas, mulheres ou homens magros, que você pença:"nossa ele(a) deve estar passando fome..." ou "ele(a) deve estar com um fastí muito grande..." Mas não é nada disso, essas pessoas na verdade comem muito, mas não engordam tanto porque algumas pessoas tem o metabolismo mais rápido do que outras com o metabolismo mais lento. Estas pessoas com metabolismo lento, precisam ter uma boa alimentação rica em frutas e verduras e praticar sempre exercícios físicos diários para não se tornar um paciente obeso.
COMO SE TRATA?
O tratamento da obesidade requer muito esforço e dedicação, por isso não é fácil, porém o paciente precisa ter em mente que ele precisa, e sempre praticar exercícios físicos, juntamente com uma boa diéta. Ter sempre em mente auto-estima e saber que você pode, é fundamental para vencer esse desafio!
Referências: Livro de Patologia Processos Gerais/ Programa Viver Com Saúde.
Vitaminas , Para Uma Vida Saudável!
Os fatores que determinam a necessidade diária dos nutrientes, varia de homem para mulher, idade, atividade física, homeostase do balanço energético, presença de doenças e outros fatores.
A ausência de vitaminas pode causar sérios danos a saúde de todos. O ácido fólico por exemplo, é uma vitamina hidrossolúvel indispenssável para a formação do tubo neural. A ingestão da vitamina C, aumenta a quantidade de linfócitos no sangue e é essencial para a formação de colágeno na matriz óssea. A vitamina A, é essencial para o crescimento epitelias, a carencia dessa vitamina pode causar anemia, cegueira noturna e perda total da visão. A vitamina K, estimula o fígado a produzir fator de coagulação e é utilizada para monitorar os pacientes tratados com anticoagulantes, a sua deficiência pode causar osteoporose. A vitamina E, é um importante antioxidante, que protege os ácidos graxos insaturados contra o ataque de radicais livres, também essa vitamina nos protege contra doenças cardiovasculares. A vitamina D, é também conhecida como vitamina antiraquítica, controla o aproveitamento do fósforo e do cálcio, que são importantes para o perfeito desenvolvimento dos ossod e dos dentes, promove o crescimento e a mineralização dos ossos, aumentando a absorção de cálcio; sua deficiência, causa a doença raquitismo. Também a sua deficiência no homem pode ser devida ha uma ingestão inadequada de luz solar que converte o 7-diidrocolesterol em colecalciferol.
Então ou seja, na pele nós temos vitamina D inativa, que atravéz da luz ultra violeta ela fica ativa, fazendo a deposição de cálcio.
Nossa! São muitos os benefícios que as vitaminas nos favorecem não é mesmo... Então nós devemos sempre utilizar estas vitaminas em nossa alimentação com frutas e verduras, para uma vida mais sadia.
Referências: Livro de Bioquímica,Devlin
Neoplasia
São alterações celulares com o consequente crescimento anormal de células, levando a perda da capacidade de se diferenciar.
Esta, pode ser ainda benígnas, como lipomas ou malígnas, como carcinomas.
Várias classificações foram utilizadas para o termo neoplasia, no entanto as mais aceitadas levam em conta dois aspectos, o seu comportamento biológico e a histogênese. As biológicas, são como os tumores crescem, benígnos com crescimento lento, apresentando células semelhantes as do tecido de origem; ou malígnas, com crescimento rápido, apresentando células com núcleos alterados, com irregularidades nas formas, tamanho e número. Possuem ainda grande variedade, com mais de 200 tipos diferentes, apresentando comportamento de invasão e destruição de órgãos vizinhos.
Para o tratamento do câncer, existem três formas de tratamento, que é a cirurgia, radioterapia e a quimioterapia, que são usadas em conjunto para o tratamento de neoplasias malígnas.
Referências: Montenegro e Franco; Processos Gerais da Patologia.
Amiloidose
A amilóide é composta por várias substâncias, como fibrilas, fibrilar, polipeptídeos, que devido ao caráter heterogênio das substâncias amilóides, os amiloidoses tem sido denominadas de beta-amilóides.
As amiloidoses podem ser classificadas como primárias e secundárias. As primárias são as amiloidoses sem causa aparente. As secundárias são aquelas que se seguem à doença crônica como tuberculose, hanseníase, etc.
As consequências das amiloidoses são muito variáveis. Os sintomas variam com a quantidade e o local dos depósitos. As manifestações crônicas mais frequêntes, estão envolvidas no sistema renal, com a proteinúria, levando o indivíduo a ter a síndrome nefrótica. E cardíaca, que pode levar o paciente a arritmias fatais. E as síndromes de má absorção, levando o paciente a problemas gastrointestinal.
Em todas as formas sistêmicas de amiloidoses, a evolução do paciente geralmente é fatal.
O diagnóstico clínico de amiloidose não é fácil e apenas a biópsia mostrando os depósitos hialinos, firma o diagnóstico.
Referências: Livro de Patologia, Robbins.
Necrose X Apoptose
*Necrose - Ocorre quando a célula é lesada, com um processo de inflamação. É chamado também de processo pacivo, é a morte celular sem gasto de energia, quem remove a célula já morta, são outras células como macrófagos, atravéz da fagocitose.
A célula pode ter uma lesão reversível, onde ela perde organelas, algumas proteínas, mas se recupera; ou pode ser irreversível, onde ela perde ainda mais organelas, proteínas e outras substâncias, passando a formar mielina no citoplasma, as membranas se rompem liberando lisossomos, este tem enzimas que saindo do citoplasma, desintegra a célula morta. Isto é, dependendo da quantidade de lisossomos, se tiver pouco, não desintegra a célula, acontecendo a chamada heterofagia, que é outra célula que a fagocita; ou pode acontecer ainda a autólise, onde a célula morta se desmancha, ou seja necrose.
Contudo, existe alguns tipos de necrose, que a a célula morre do mesmo jeito, mas por causas diferentes, como a necrose por coagulação, a necrose por liquefação, a necrose lítica, a necrose caseosa, a necrose gamosa, a necrose gordurosa e outars.
*Apoptose - É a morte celular com gasto de energia.
A apoptose é fenômeno espontâneo, como se as cálulas cometecem suicídio, onde sua função não é mais necessária, as células da epiderme por exemplo, estão programadas para morrer em três ou quatro semanas. A apoptose começa com a condensação do núcleo e do citoplasma, diminuindo o volume celular, havendo a fragmentação do núcleo e da célula, com a fagocitose de uma célula vizinha ou por um macrófago.
Referências: Livro de Patologia Processos Gerais- Mário Rubens e Marcello Franco./ Síntese da aula necrose X apoptose, com o Professor Flávio.
Doença de Goucher
O lisossomo é uma organela de fundamental importância no nosso organismo, pois proporciona estabilidade as células vivas, estas são enzimas que logo são proteinas que participa do processo de fagocitose e do transporte de macromoléculas.
Um indivíduo com essa doença, apresenta molesa, dores, proeminencia abdominal, que mais tarde tem uma esplenomegalia ( aumento do baço) e hepatomegalia ( aumento do fígado).
MAS AFINAL, COMO FUNCIONA ESSA DOENÇA?
Existem enzimas específicas que estão envolvidas no metabolismo dos lipídios e carboidratos, que se tiver algum erro, resulta no depósito intracelular de substancias, principalmente nos lisossomos.
O indivíduo com essa doença, falta a enzima para degradar o excesso de proteínas e lipídios; o indivíduo não conseguindo degradá-los, terá um acúmulo destas substâncias no baço e no fígado, deixando-os repletos de gorduras, apresentando a esplenomegalia e a hepatomegalia. No fígado por exemplo, podemos compará-lo ha uma sala de aula, onde as cadeiras são os hepatócitos e os espaços entre eles são os sinusóides por onde passa o sangue, se o fígado estiver repleto de gordura, logo não terá espaço para o sangue passar, causando o acúmulo de substâncias, levando aos sintomas da doença, o diagnóstico é feito por microscopia; seguindo um tratamento adequado com orientação médica, o paciente fica totalmente curado.
Referências: Livro de Patologia - Robbins.